Matriculas abertas! Clique e fale com a gente no WhatsApp.
← voltar

Blog

04
MAI
2025
Ementas

Hermenêutica (1º, 2º e 3º ano)


PLANO DE ENSINO

DISCIPLINA: Hermenêutica II
CARGA HORÁRIA: 31,6

APRESENTAÇÃO
Uma das ciências que o pregador deve conhecer é certamente a Hermenêutica. Porém, quantos pregadores que nem de nome a conhecem! Que é, pois, a hermenêutica? “A arte de interpretar textos”, responde o dicionário. Porém, a hermenêutica (do grego hermenevein = interpretar), da qual nos ocuparemos, forma parte da Teologia exegética, ou seja, que trata da reta inteligência e interpretação das escrituras bíblicas.

EMENTA
• Introdução a hermenêutica
• Métodos de estudo da bíblia
• Perspectivas teológicas para entender a palavra de deus.
• Por que precisamos interpretar a bíblia?
• A bíblia como um livro humano
• A bíblia como um livro divino
• A interpretação é para todos
• Qualidades da boa linguagem na aplicação:
• Cinco passos para uma boa aplicação
• Princípios de interpretação bíblica (1o regra à 11o regra)
• Figuras de linguagem

OBJETIVO
A hermenêutica tem a ver com a correta interpretação da Bíblia. Esta matéria é de suma importância, já que não é difícil interpretar a bíblia para favorecimento próprio. Cada um pode ver na bíblia o que quer ver. De fato, existem hoje distintas interpretações da mensagem da bíblia. Em muitos casos, são interpretações contraditórias. Por tanto, e importante saber quais são as pautas corretas para entender a mensagem da bíblia.




HABILIDADES E COMPETÊNCIAS A SEREM ALCANÇADAS
Ao final de Curso, o estudante estará habilitado para a correta interpretação bíblica, sem cometer erros doutrinários e/ou aplicações errôneas em sua vida.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
Apostila SDC
Hermenêutica: uma abordagem multidisciplinar da leitura bíblicaCrítica textual do Novo Testamento. De Wilson Paroschi.
A Interpretação Bíblica. De Roy B. Zuck.








Compartilhe:

Seminário Servos de Cristo - RS
Rua João Orestes Faoro, Nº: 4783; Capela Santa Corona (CEP 95087550)
Caxias do Sul, RS, Brasil
sdcsul@gmail.com
Telefones:
54 3215-3246 FIXO
54-999338653 TIM Pr. João Carlos (Whats e Telegram)
54-999771584 TIM Pr. Marcos Garcia



Online:
WhatsApp 54-98127-3231
Telegram 98 98155 5255
PIX Para Dízimos e Ofertas 09.102.175.0001/84
SICREDI
AGENCIA 0101
CONTA-CORRENTE 59952-3
(Igreja Evangélica Servos de Cristo)
© Copyright 2011 - 2018 Seminário SDC Sul - Caxias do Sul - RS| Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton