← voltar

Blog

31
JUL
2019
DOS OBREIROS

Diferentes Tipos de Oração

Texto Principal: 1 Timóteo: 2. 1. Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas? ­ Bíblia KJA

Introdução: versículos sobre tipos de oração.

? Mateus 21:22
? Mateus 7:7
? Tg 5:16
? Sl 107:28­30
? Mateus 11:24
? João 14:13­4
? Ef 3:20



Pergunta:
Paulo nos orienta em diversas de suas epistolas conforme vimos em 1Ts5:17, e Ef6:18 o que podemos dizer acerca sobre os diferentes tipos de oração que a bíblia descreve?

Resposta: A Bíblia revela muitos tipos de orações e emprega uma variedade de palavras para descrever a prática. Por exemplo, 1 Timóteo 2:1 diz: "Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática (ações e anseio) de:
? Súplicas: (gre.deesis=privação ou ausência daquilo que é necessário);
Ref no strong G1162

? Orações: (gre. Proseuche= Nos dá a ideia de se ausentar em local apropiado para se dirigir a Deus);
Ref no strong G 4335

? intercessões: (greg. Enteuxis= Expressa acesso confiante em Deus);
Ref no strong G 1783

? ações de graças: (gre. Eucharistia= expressa simplesmente a forma de ser agradecido, na cereteza da suficiência de Deus).
Ref no strong G 2169


? Beneficiário/ para segurança de: “em favor de todos os homens."











Sinônimos simples de oração acima- Ref no Strong G 5828
OBS: 1162 é petitório, 4335 é uma palavra de caráter sagrado, que está limitada ao que pede a Deus, enquanto que 1162 pode ser usada de um pedido dirigido a pessoas. 1783 expressa acesso confiante a Deus, 1162 dá proeminência à expressão de necessidade pessoal, 4335 ao elemento de devoção, 1783 à confiança ingênua, por representar a oração como uma conversa de coração com Deus.



? Sinônimos completo de Oração- Ref no Strong G 5883

Sinônimos de Oração:
? Definição para ???? 2171
? Definição para ???????? 4335
? Definição para ?????? 1162
? Definição para ???????? 1783
? Definição para ?????????? 2169
? Definição para ?????? 155
? Definição para ???????? 2428

???? 2171, quando significa oração, tem aparentemente um significado geral.
???????? 4335 e 1162 ?????? são freqüentemente usadas junto. ???????? 4335 restringe-se a oração a Deus, enquanto 1162 ?????? não tem tal restrição.
?????? 1162 também se refere principalmente à oração por benefício particular, enquanto ???????? 4335 é mais geral. O pensamento proeminente em ???????? 1783 é o de audácia e liberdade de acesso a Deus.
?????????? 2169 é ação de graças, o agradecimento das misericórdias de Deus, principalmente em oração.
?????? 155, como ?????? 1162, denota uma petição específica por algo particular
Em ???????? 2428 a atitude de humildade e deprecação em oração é especialmente enfatizada.
Todas estas palavras podem indicar, às vezes, não diferentes tipos de oração, mas a mesma oração vista de pontos de vista diferentes.











Aqui, todas as quatro principais palavras gregas usadas para a oração são mencionadas em um versículo.

Aqui estão os principais tipos de orações na Bíblia.

1. A oração da fé:
Tiago 5:15 diz: "E a oração da fé salvará o enfermo, e o Senhor o levantará." Neste contexto, a oração é feita com fé por alguém que está doente, pedindo que Deus o cure. Quando oramos, devemos crer no poder e na bondade de Deus (Marcos 9:23).

2. A oração de concordância (também conhecida como oração corporativa): Após a ascensão de Jesus, os discípulos "perseveravam unânimes em oração" (Atos 1:14). Mais tarde, depois de Pentecostes, a Igreja primitiva "perseverou" na doutrina dos apóstolos e na comunhão (At 2:42). O seu exemplo nos encoraja a orar com outras pessoas.

3. A oração de pedido (ou súplica):
Devemos apresentar os nossos pedidos a Deus. Filipenses 4:6 ensina: "Não andeis ansiosos de coisa alguma? em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Parte de ganhar a batalha espiritual deve ser "com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos" (Efésios 6:18).

4. A oração de ação de graças: Nós vemos um outro tipo de oração em Filipenses 4:5: ação de graças. "...sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças." Muitos exemplos de orações de ação de graça podem ser encontrados nos Salmos.

5. A oração de adoração:
A oração de adoração é semelhante à oração de ação de graças. A diferença é que a adoração concentra­se em quem Deus é, enquanto que ação de graças concentra­se no que Deus tem feito. Os líderes da Igreja em Antioquia oraram desta maneira enquanto jejuavam: "E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai­me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram" (Atos 13:2­3).

6. A oração de consagração:
Às vezes, a oração é um momento de nos reservar para seguir a vontade de Deus. Jesus fez uma oração a noite antes da Sua crucificação: "Adiantando­se um pouco, prostrou­se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres" (Mateus 26:39).Quais são os diferentes tipos de oração?



7. A oração de intercessão: Muitas vezes, as nossas orações incluem pedidos por outras pessoas. Recebemos a instrução de fazer intercessão "em favor de todos os homens" em 1 Timóteo 2:1. Jesus serve como o nosso exemplo neste sentido. O capítulo completo de João 17 é a oração de Jesus a favor dos Seus discípulos e todos os crentes.

8. A oração de imprecação: Orações imprecatórias são encontradas nos Salmos (por exemplo, Salmos 7, 55, 69). Elas são usadas para invocar o juízo de Deus sobre os ímpios e, assim, vingar os justos. Os salmistas usam esse tipo de recurso para enfatizar a santidade de Deus e a certeza do Seu julgamento. Jesus nos ensina a orar pela bênção sobre os nossos inimigos, e não amaldiçoá­los (Mateus 5:44­48).

Conclusão:
A Bíblia também fala de orar no Espírito (1 Coríntios 14:14­15) e de orações quando somos incapazes de pensar em palavras adequadas (Romanos 8:26­27). Naqueles tempos, o próprio Espírito intercede por nós.

Orar é conversar com Deus e deve ser feito sem cessar (1 Tessalonicenses 5:16­18). À medida que crescemos no nosso amor por Jesus Cristo, naturalmente desejaremos falar com Ele.




ATENCIOSAMENTE
JOÃO CARLOS SEU SERVO.



Compartilhe:

Seminário Servos de Cristo - RS
Rua João Orestes Faoro, Nº: 4783; Capela Santa Corona (CEP 95087550)
Caxias do Sul, RS, Brasil
sdcsul@gmail.com
Telefones:
54 3213.5587 FIXO
54-99933.8653 TIM Pr. João Carlos (Whats e Telegram)
54-999771584 TIM Pr. Marcos Garcia

Aplicativo para Android disponível na play store: Seminário SDC SUL
Online:
WhatsApp 54-99338653
Telegram 54-99338653
© Copyright 2011 - 2018 Seminário SDC Sul - Caxias do Sul - RS| Todos os direitos reservados | Website desenvolvido por Gabriel Isoton